segunda-feira, 8 de abril de 2013

MOLHOS

por Mirley Mônica - Chef do Bistrô SaborSaúde Manaus





Molhos são uma adição semi-líquida de muitas preparações culinárias. Na tradição europeia, os molhos são servidos numa molheira. O Saucier é o cozinheiro responsável pela preparação dos molhos.




Há vários tipos de molhos:


1. Frios, baseados em azeite (ou outro óleo vegetal):
2. Tempero de tomates
3. Maionese
4. Molhos baseados num alimento fermentado:
  • Molho de soja
  • Molho de peixe tailandês
5. Molhos cozinhados (geralmente servidos quentes) baseados num líquido (água, leite ou caldo de carne ou peixe), espessados com farinha:
  • Molho béchamel
  • Molho branco
  • Molho de Francesinha

6. Molhos baseados num refogado:
  • Molho de tomate
  • Cebolada
  • Escabeche

7. Molhos baseados em vegetais e outros ingredientes cozinhados e geralmente servidos frios:
  • Molho inglês (Worcestershire)
  • Chatni (Chutney)

8. Molhos baseados em frutas, geralmente servidos frios, sobre sorvetes e sobremesas.






Foram os molhos que deram à cozinha francesa a relevância sobre todas as outras. Durante a preparação de um molho (sauce) é necessário que o saucier (cozinheiro) obedeça as normas de elaboração dos fundos e ligações. 

A deglaçagem no preparo de molhos (pelo emprego de fundos reduzidos ou ligados) é  essencial, através dela se confere ao molho o paladar específico do prato. 

É fundamental na cozinha contemporânea que os molhos sejam adequados aos pratos. Um molho para uma receita de carne deve ser preparada com fundo de carne, uma receita a base de peixe deve ser preparada com fundo de peixe, e 
uma receita a base de aves deve ser preparada com fundo de aves.

A preparação do molho exige o emprego de um fundo. Esses fundos devem ser preparados com produtos de qualidade, trabalhados em fogo brando, condimentos e coados. Alguns molhos exigem, para seu acabamento e caracterização do paladar, adição de vinho. Outros devem ser ligados com gemas de ovos, creme de leite ou manteiga fresca, mais os que serão completados com champignons, trufas, ostras, legumes, a Julienne, carnes, etc.

A tarefa do saucier é combinar harmoniosamente o molho com o prato que será servido, assim como verificar e manter boa qualidade dos produtos utilizados.

Os elementos essenciais na composição dos molhos, e que chamamos de Base de Cozinha, são: fundos, ligações, produtos aromáticos, embelezadores e melhoradores do sabor.









Fonte: wikipedia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário