Por Mirley - Chef do Bistrô SaborSaúde Manaus
- Planejar Rotinas de Trabalho:
Colaborar na criação do cardápio; planejar cardápios; listar ingredientes de acordo com o plano de produção e capacidade de armazenamento; quantificar ingredientes; requisitar materiais; especificar alimentos; otimizar uso dos equipamentos; identificar necessidade de novos equipamentos; assessorar compra de equipamentos e utensílios; testar receitas; planejar rotina de limpeza; planejar estocagem.
- iniciar Atividades na Cozinha:
Usar uniforme; distribuir tarefas entre ajudantes e auxiliares; organizar utensílios de trabalho; higienizar equipamentos, utensílios e bancadas; verificar funcionamento dos equipamentos; definir horário de execução e término das tarefas de acordo com as prioridades; observar padrão de qualidade dos alimentos; organizar ingredientes conforme a produção.
- Estocagem e Conservação dos Alimentos:
Verificar condições de reaproveitar alimentos; controlar temperaturas; etiquetar alimentos; acondicionar alimentos para congelar; armazenar de acordo com as normas de higiene; controlar armazenamento dos alimentos.
- Pré-Preparação dos Alimentos:
Descongelar; higienizar os alimentos; limpar carnes, pescado e vegetais; posicionar alimentos; desossar carnes, aves e pescados; marinar alimentos; elaborar massas, caldos fundos e molhos; pré-cozinhar alimentos.
Temperar de acordo com métodos de cocção; controlar tempo e métodos de cocção; aquecer alimentos pré-preparados; avaliar sabor, aroma, cor e textura dos alimentos; finalizar molhos quentes e frios.
Montar e decorar pratos de acordo com a apresentação pré-definida; encaminhar alimentos prontos ´para o local apropriado; coletar amostras de alimentos prontos em conformidade co a legislação vigente.
Guardar produtos não utilizados; desligar equipamentos; lavar equipamentos e utensílios; embalar lixo e retirá-lo da cozinha; lavar a cozinha; fechar instalações e dependências.
Informar necessidade de matéria-prima; conhecer linguagem técnica; comunicar-se com o salão (garçom, maitre); interpretar comandas, pedidos e manuais de procedimentos; comunicar-se com o superior e com o cliente; interpretar receitas.
Fonte: CBO - Classificação Brasileira de Ocupações
Nenhum comentário:
Postar um comentário